sexta-feira, 27 de junho de 2014

[Vídeo] Arde a monarquia: acção conjunta contra a continuidade do regime

Com esta acção conjunta, a juventude rebelde que não é nem quer ser espanhola dá as boas-vindas ao novo monarca. Na primeira semana de reinado de Felipe VI, a juventude dos vários povos sob jurisdição do Estado espanhol fez questão de lhe dar as boas-vindas… expressando o seu mais profundo repúdio. Transformaram em cinzas imagens do novo monarca, bem como de Juan Carlos I e daquele que os pôs no trono, o ditador Francisco Franco.

Com esta acção, quiseram denunciar a continuidade do franquismo no actual sistema e exigir uma ruptura com o Regime de 78 através de processos constituintes em cada povo.

Para a juventude de Aragão, Andaluzia, Euskal Herria, Galiza, Países Catalães e Castela, a monarquia é não apenas uma figura anacrónica, mas um dos principais símbolos do patriarcado, da opressão de classe e nacional; para além de representar os verdadeiros valores do espanholismo: corrupção impune e opulência face à miséria.

Desta forma, quiseram mostrar que não reverenciam nenhuma monarquia e que lutam pela sua abolição logo desde o seu início, sendo o seu pior pesadelo. Irão lutar pelo fim do seu reino, construído com base na repressão e na tortura, silenciando assim violentamente o direito a decidir e a vontade do povo. Lutarão pela libertação social, nacional e de género. / Ver: boltxe.info