No âmbito da dinâmica «Herri Ostiralak», organizada pelo Movimento Ospa [Baza], esta sexta-feira, 6 de Junho, volta a denunciar-se em Altsasu (Nafarroa) a repressão, o acosso policial, as multas sem fim e a negação do direito à liberdade de expressão.
O programa inclui uma mobilização às 20h30, com concentrações em vários pontos da localidade. Para além disso, haverá um jantar popular na Zubi Ondo. As entradas (12 euros) estão à venda na Biltoki, na Gautxori e no Arkangoa, e o dinheiro que se juntar é para ajudar a pagar as «multas políticas» impostas pelas forças ocupantes.
É preciso recordar que nos últimos anos as «multas políticas» atingiram o valor de 25 000 euros em Altsasu, e isso, no entender do Ospa Mugimendua, deixa às claras «a atitude ofensiva do Estado espanhol». Por outro lado, temos outro exemplo disto no caso do jovem altsasuarra de 21 anos que vai ser julgado por ter participado no Aske Gunea [Espaço Livre] de Donostia e para quem o Ministério Público pede um ano e meio de cadeia, acusando-o de «atentado à autoridade». O Ospa mugimendua nega esta versão e faz questão de vincar: «Os jovens que participaram no Muro Popular é que foram os verdadeiros agredidos».
Por último, o Ospa incentiva toda a gente a participar em todas as iniciativas lançadas para fazer frente à situação de repressão a que os altsasuarras estão a ser submetidos. / Ver: ahotsa.info e hitzondo.net
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Prosseguem as Sextas-Feiras Populares contra a repressão em Altsasu
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
encontro,
movimentos fascistas,
Notícias,
Repressão