quinta-feira, 26 de junho de 2014

Humor e crítica corrosiva enchem as pancartas de San Fermin

A Federação de Peñas deu hoje a conhecer as pancartas que, durante as festas de San Fermin, irão percorrer as ruas da capital de Euskal Herria. Como é hábito, não faltam o humor, a denúncia e a crítica. Yolanda Barcina e o vereador Ignacio Polo foram os principais visados.
O desfile com as faixas terá lugar no próximo sábado, 29, mas os desenhos satíricos, humorísticos e reivindicativos, que se centram no que maior importância assumiu em Nafarroa ao longo do ano, já foram revelados pela Iruñeko Peñen Federazioa. A acção do Governo da UPN, Barcina e a sua vice-presidente Goikoechea são alvo de crítica, e o vereador Polo é alvo de mofa por ter sido caçado a conduzir bêbado.

A crise institucional do PSN, com Jiménez a aparecer como marioneta de Rubalcaba, a denúncia das agressões sexistas, a gestão governativa do autarca de Iruñea, a censura à placa de Anjel Berrueta e a gestão da Polícia Municipal são outros temas que assumem destaque. Também não foram esquecidos a entrega de cartões de estacionamento aos vereadores, os escândalos da família real espanhola ou o da Guarda Civil a exibir armamento numa escola.

Os arrantzales [pescadores] barbudos e a ikurriña decoram muitas das vinhetas apresentadas, nas quais também se critica as consequências da crise capitalista, e se recorda o aniversário do Euskal Jai e a censura nas redes sociais. Muitas das peñas não se esquecem de reivindicar o repatriamento das presas e dos presos políticos bascos. / Ver: ahotsa.info e naiz.info / Fotos: Iruñeko peñen pankartak (ahotsa.info e Berria)