sexta-feira, 13 de junho de 2014

Polícia efectua detenção relacionada com acção de protesto nos Correios de Iruñea

Ontem, pelas 16h00, a Polícia espanhola prendeu uma pessoa que acusa de «desordem pública», por alegadamente ter lançado esterco no interior da Estação Central dos Correios de Iruñea [Pamplona]. Passou duas horas na esquadra e foi posta em liberdade, ficando a aguardar por uma notificação do tribunal.

Os factos relacionados com a acusação ocorreram em Maio, quando um grupo de pessoas, vestidas com macacos vermelhos, lançaram esterco na sede dos Correos em Iruñea, como forma de protesto contra o despedimento de uma trabalhadora que se encontrava doente e para exigir a sua reintegração.

Em Setembro do ano passado, a Direcção de Recursos Humanos dos Correos despediu uma trabalhadora com 23 anos de serviço, no que se configurou como uma brutal aplicação da reforma laboral do Partido Popular.

Tratou-se da segunda aplicação em Nafarroa da reforma laboral do PP no que se refere a baixas médicas intermitentes: embora reconheçam que as baixas estão justificadas, os Correos decidiram que a trabalhadora Tina Parra Cobos «recorreu com uma frequência excessiva a baixas intermitentes por diversas questões de ordem médica». No dia 21 de Julho, realiza-se no Tribunal de Iruñea um julgamento por despedimento e discriminação sindical. / Mais informação: ahotsa.info