domingo, 15 de junho de 2014

O Araba Euskaraz regressou às margens do Ebro

Milhares de euskaltzales juntaram-se hoje na festa das ikastolas de Araba, que se celebra em Lapuebla de Labarca, no extremo sul do território. Também por isso, o lema da festa, organizada pela Assa Ikastola, é «Mugan, bizi, bizi» [o euskara na fronteira, mas bem vivo].

O percurso da festa, com seis quilómetros de extensão, tem cinco espaços distintos, nos quais há a possibilidade de realizar ou assistir a múltiplas actividades (desporto, aventura, espectáculos variados), com destaque para os concertos de Beira, Mikel Urdangarin, Zea Mays, Ze esatek! ou Malenkonia, bem como a uma sessão de bertsolaris de Araba.

Na cerimónia de abertura, as autoridades bascas presentes pediram «prudência» e «coragem» para «melhorar e garantir o modelo basco de aprendizagem».

É a terceira vez que o Araba Euskaraz se realiza em Lapuebla (a primeira foi em 1994 e a segunda em 1999). A ikastola Assa deu os primeiros passos em 1979 e, apesar de o percurso efectuado não ter sido fácil, conseguiu levar os estudos de euskara para lá dos limites de Lapuebla: a ikastola é o referente ao nível do modelo D [ensino em euskara] em toda a comarca e, para além dos estudantes de Araba, ainda recebe actualmente alunos de Nafarroa e da Rioja. / Ver: Berria e naiz.info / Fotos: Araba Euskaraz 2014 (Berria)