quarta-feira, 18 de junho de 2014

Movimento solidário com a Venezuela decidiu em Bilbo enfrentar a guerra mediática

«Pedimos-vos solidariedade constante, face às mentiras e aos embates do inimigo. Se contarmos com vocês, iremos vencer, pois só estamos dispostos a vencer, para lá de qualquer circunstância». Com esta mensagem de firmeza e de confiança na continuidade do processo revolucionário na Venezuela, a cônsul geral da Venezuela em Bilbo, Yolanda Rojas, terminava o XI Encontro de Solidariedade com a Venezuela Bolivariana do Estado espanhol, que se realizou na referida cidade basca nos dias 13, 14 e 15 de Junho, e que reuniu mais de 110 delegadas e delegados sob o lema «Solidariedade com a Venezuela: pela democracia e o socialismo, contra o golpismo».

O encontro, que começou com um acto público muitíssimo participado, foi saudado por partidos da esquerda, tanto abertzale como federalista, organizações juvenis e colectivos internacionalistas de Euskal Herria. A organização esteve a cargo do Círculo Bolivariano «La Puebla» de Euskal Herria e da associação de amizade Euskadi-Cuba, em colaboração com o Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela em Bilbo e da Cubainformación TV.

Várias conferências sobre as guerras económica e mediática que afectam a Revolução bolivariana despertaram interessantes debates sobre as formas de as combater. Participaram Blanca Eekhout, vice-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela; Mario Ricardo Isea, embaixador em Madrid; e Luismi Uharte, professor da Universidade do País Basco e autor da obra El Sur en Revolución. Una mirada a la Venezuela Bolivariana. / Mais informação, vídeos e fotos: cubainformacion.tv