sábado, 14 de junho de 2014

A Askapena vai recordar o massacre do Filtro, dia 21, em Oñati

Em 1994, os refugiados políticos Manueltxo Goiti, Luis Mari Lizarralde e Mikel Ibañez foram detidos no Uruguai e extraditados para Espanha. Para tentar impedir estas extradições e pedir asilo político para todos eles, muita gente participou em acções de protesto frente ao Hospital Filtro, em Montevideu. A Polícia uruguaia respondeu com grande violência, detendo dezenas de pessoas, provocando centenas de feridos e matando dois jovens uruguaios: Fernando Morroni e Roberto Facal.

Em Agosto deste ano passam 20 anos sobre estes acontecimentos, e a Askapena, em colaboração com vários agentes e cidadãos de Oñati (Gipuzkoa), decidiu organizar uma jornada evocativa na localidade guipuscoana a 21 de Junho, no âmbito do Dia Internacional dos Refugiados e Exilados Políticos.

A celebração desta jornada tem como objectivo recordar as pessoas assassinadas durante aquilo que ficou conhecido como o Massacre do Filtro, bem como todos aqueles que sentiram na pele a repressão por se mostrarem solidários com Euskal Herria.

Foi preparado um programa para o dia todo, no qual se incluem um acto político, um almoço popular (herri bazkarirako txartelak salgai daude hainbat tabernetan) e actuações musicais. / Ver: topatu.info e goiena.net