segunda-feira, 30 de junho de 2014

Terminou a «Pilotakadaz Pilotakada», contra a dispersão dos presos políticos bascos

A iniciativa, levada a cabo pela Etxerat, procurou unir a pelota basca à denúncia da política de dispersão dos presos políticos bascos. As finais do campeonato «Pilotakadaz Pilotakada» foram jogadas ontem em diversas localidades.

As finais do campeonato «Pilotakadaz Pilotakada», iniciativa da associação Etxerat para exigir o fim da política de dispersão e o respeito pelos direitos dos presos políticos bascos, decorreram nos frontões de Lekorne (Lapurdi), Uharte (Nafarroa), Elorrio (Bizkaia), Gasteiz (Araba) e Tolosa (Gipuzkoa).

No acto que decorreu no frontão Beotibar, em Tolosa, a Etxerat denunciou a falta de passos da parte dos estados espanhol e francês em prol de uma solução justa. Ainda assim, a associação afirmou sair reforçada desta iniciativa e que irá acabar com a dispersão graças à «solidariedade e ao compromisso» do povo. / Ver: naiz.info e tolosaldeko-ataria.info

CENTENAS PEDIRAM LIBERDADE DE FERNANDEZ IRADI
Cerca de 250 pessoas participaram ontem numa mobilização silenciosa em Lasarte-Oria (Gipuzkoa) para exigir a libertação de Ibon Fernandez Iradi e dos demais presos políticos com doenças graves.

Recorde-se que Ibon Fernandez Iradi, encarcerado em Lannemezan (Estado francês) e que sofre de esclerose múltipla, já viu suspensa a pena pelo Tribunal de Aplicação de Penas de Paris - depois de uma junta médica ter declarado que a condição clínica do preso não é compatível com o cárcere -, mas com condições de difícil concretização, tal como denunciou a sua advogada, Maritxu Paulus Basurco. / Ver: naiz.info