
Em Bilbo, o EH Bildu participou, em conjunto com forças políticas de esquerda como a Ezker Anitza, Podemos, Equo, a juventude do PSE e o sindicato UGT, numa manifestação entre a Câmara Municipal e o Governo civil, em que se viam numerosas bandeiras republicanas e ikurriñas. Em Iruñea, o EH Bildu formou um mosaico na Udaletxe plaza [Praça do Município] e depois juntou-se a uma concentração unitária na Praça das Merindades.
Em Donostia, forças políticas como Ezker Anitza, Podemos, Equo ou EK-PCPE participaram numa manifestação sob o lema «Monarkiari ez. La ciudadanía decide». À frente da marcha, que partiu do Boulevard e percorreu as ruas do centro da cidade, seguiam quatro pessoas mascaradas parodiado os reis do regime espanhol – os que saem e os que entram. Ouviram-se palavras de ordem como «los Borbones a los tiburones», «los Borbones también, a la cola del Inem» ou «Felipe, acelera, que viene la tercera».

Em Gasteiz também se realizaram duas mobilizações diferentes. As forças republicanas concentraram-se na Praça dos Correios, enquanto os apoiantes do EH Bildu formaram um mosaico com a palavra «erabakia» [decisão] na Praça dos Foros e fizeram ouvir palavras de ordem como «independentzia» ou «erregea kanpora» [fora com o rei]. / Ver: naiz.info / Fotos: Errepublikaren alde (naiz.info / Berria / ekinklik.org)
Repressão em Madrid por causa de Felipe, «o Breve»
«Comunicado urgente de la Coordinadora Republicana de Madrid» (lahaine.org)
