sexta-feira, 20 de junho de 2014

República socialista basca! O novo rei do regime espanhol não passa em Euskal Herria

As quatro capitais de Hego Euskal Herria [País Basco Sul] foram palco, ao longo do dia de ontem, de várias mobilizações e iniciativas de repúdio à monarquia espanhola. As mais participadas realizaram-se à tarde; houve também mobilizações noutras localidades bascas.

Em Bilbo, o EH Bildu participou, em conjunto com forças políticas de esquerda como a Ezker Anitza, Podemos, Equo, a juventude do PSE e o sindicato UGT, numa manifestação entre a Câmara Municipal e o Governo civil, em que se viam numerosas bandeiras republicanas e ikurriñas. Em Iruñea, o EH Bildu formou um mosaico na Udaletxe plaza [Praça do Município] e depois juntou-se a uma concentração unitária na Praça das Merindades.

Em Donostia, forças políticas como Ezker Anitza, Podemos, Equo ou EK-PCPE participaram numa manifestação sob o lema «Monarkiari ez. La ciudadanía decide». À frente da marcha, que partiu do Boulevard e percorreu as ruas do centro da cidade, seguiam quatro pessoas mascaradas parodiado os reis do regime espanhol – os que saem e os que entram. Ouviram-se palavras de ordem como «los Borbones a los tiburones», «los Borbones también, a la cola del Inem» ou «Felipe, acelera, que viene la tercera».

Uma hora mais tarde, o EH Bildu levou a cabo um acto na Konstituzio Plaza [a Prosti...], no coração da Alde Zaharra, completando um mosaico com a palavra «Demokrazia». Em todas as capitais, representantes do EH Bildu leram um comunicado em que reivindicaram «o reconhecimento e o respeito pelo direito a decidir de Euskal Herria» para poder criar uma república basca livre. Em seu entender, ontem viveu-se em Madrid «um novo capítulo da operação para evitar uma ruptura democrática, que visa perpetuar aquilo que o ditador Franco deixou bem atado e definido».

Em Gasteiz também se realizaram duas mobilizações diferentes. As forças republicanas concentraram-se na Praça dos Correios, enquanto os apoiantes do EH Bildu formaram um mosaico com a palavra «erabakia» [decisão] na Praça dos Foros e fizeram ouvir palavras de ordem como «independentzia» ou «erregea kanpora» [fora com o rei]. / Ver: naiz.info / Fotos: Errepublikaren alde (naiz.info / Berria / ekinklik.org)

Repressão em Madrid por causa de Felipe, «o Breve»
«Comunicado urgente de la Coordinadora Republicana de Madrid» (lahaine.org)
El grado de brutalidad de la policía y la vulneración masiva de libertades civiles y políticas que se ha exhibido revela el temor cada vez mayor de la oligarquía – encabezada por el nuevo rey –, el Gobierno, y los partidos que pactaron la Transición, a un pueblo a quien se le niegan las condiciones mínimas de subsistencia y que cada vez tiene menos que perder. Cuanto más desnudo está el rey, mas tiene que esconderse y protegerse tras las fuerzas del «orden».