terça-feira, 10 de junho de 2014

A Guarda Civil prendeu em Galdakao uma pessoa que acusa de ser membro da ETA

A Guarda Civil prendeu esta madrugada em Galdakao (Bizkaia) Tomás Madina Etxebarria, que o Ministério espanhol do Interior acusa de «pertença e colaboração» com a ETA. O galdakoztarra encontra-se incomunicável.

Madina foi preso por volta das 3h00 da manhã em sua casa, onde foram efectuadas buscas até às 7h00. O Ministério do Interior acusa-o de «pertença e colaboração» com a ETA, referindo que se trataria de um membro «legal» da organização. Na nota, o ministério envolve-o numa «alegada conspiração para assassinar» o então lehendakari Patxi López e o seu conselheiro do Interior, Rodolfo Ares, algo que foi desmentido pela organização armada num Zutabe. Em Setembro de 2010, a ETA anunciou que tinha decidido não levar a cabo acções armadas havia vários meses.

Concentração
Em protesto contra a detenção e para reclamar a libertação de Tomi, ao fim do dia cerca de mil pessoas manifestaram-se pelas ruas de Galdakao; para amanhã, às 19h00, está agendada uma conferência de imprensa e, às 20h00, nova manifestação. / Ver: naiz.info [em cima, imagem de arquivo...]

Ver também: «"Errepresio jarduera guztien amaiera" exijitu du Sortuk» (naiz.info)