quinta-feira, 12 de junho de 2014

O preso Oier Andueza foi agredido por funcionários na cadeia de Múrcia II

A associação Etxerat revelou que o preso político basco Oier Andueza (Durango, Bizkaia) foi agredido, anteontem de manhã, por funcionários da prisão Múrcia II.

Ao não encontrar, no pavilhão, a bola com que os presos costumam jogar, Andueza perguntou aos funcionários por ela, o que deu início a uma discussão. A dada altura, o preso basco pediu a um dos funcionários que se identificasse; o visado não só se recusou como ainda quis submeter o durangarra a uma inspecção corporal.

De acordo com a Etxerat, Andueza pediu uma bata, que lhe foi recusada, e a discussão continuou, até que «quatro funcionários o agrediram, algemaram e levaram para a solitária».

Sem visita
Por outro lado, a Etxerat refere que o preso político Rufino Arriaga, que se encontra na cadeia de Sevilha II, ficou sem visita no dia 31 de Maio. Arriaga estava à espera da visita de uns amigos, que devia ter lugar às 13h00. Depois de viajarem 900 quilómetros, os amigos chegaram à cadeia eram 12h35, refere a Etxerat, mas os responsáveis da cadeia não os deixaram entrar, afirmando que tinham chegado tarde.

Na sua nota, a Etxerat afirma que, para acabar com acontecimentos como este, é preciso pôr fim à dispersão. / Ver: Berria e etxerat.info 1 e 2