No âmbito da operação «Araña», lançada há um mês pela Guarda Civil, 21 pessoas foram detidas em todo o Estado espanhol. Em Euskal Herria foram detidas 12, três das quais em Araba. Em protesto contra estes processos judiciais, ontem realizou-se uma concentração junto ao Tribunal de Gasteiz.
No contexto dessa operação contra a liberdade de expressão, os detidos foram acusados de «enaltecimento do terrorismo», e, segundo recordou o Eleak em comunicado, terão de comparecer em tribunal nas próximas semanas.
Para o movimento de defesa dos direitos civis e políticos, esta operação foi mais um passo no sentido de impor a Lei da Segurança dos Cidadãos do Ministério do Interior espanhol, procurou incutir medo aos utilizadores das redes sociais, passar a mensagem do controlo, tentando calar a sociedade, torná-la obediente.
O Eleak reafirma a necessidade da prática da expressão livre e da luta determinada pela defesa dos direitos civis e políticos. / Ver: gazteiraultza.info e topatu.info / Comunicado do Eleak