sábado, 21 de junho de 2014

5000 pessoas protestam em Bilbo contra a privatização do Kutxabank

Cerca de 5000 pessoas responderam à convocatória da plataforma contra a privatização do Kutxabank, participando na manifestação que hoje percorreu a Gran Via da capital biscainha, entre o Sagrado Coração e o Arenal, gritando palavras de ordem contra a privatização das caixas integradas no Kutxabank - BBK, Vital e Kutxa.

À frente, um grupo em seguiam os secretários-gerais do ELA e do LAB, Adolfo Muñoz e Ainhoa Etxaide, segurava uma faixa em que se lia «Euskal Herrian sistema finantziero publikoa. Kutxabaken pribatizaziorik ez!». [Sistema financeiro público em EH. Não à privatização do Kutxabank!] Participaram na manifestação, entre outros, os representantes do EH Bildu Joseba Permach, Pello Urizar e Oskar Matute.

Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral do ELA insistiu em afirmar que os responsáveis do processo de transformação das caixas em fundações bancárias «estão a esconder» que o passo seguinte é «a privatização» do Kutxabank, deixando «nas mãos do capital privado a maioria de um património que há 150 anos se encontra sob controlo público». Para Muñoz, o PNV, o PP e o PSE «decidiram todo o processo», que constitui «um autêntico saque».

O dirigente sindical criticou ainda a convocatória da assembleia de BBK de 30 de Junho pelo facto de os participantes «apenas poderem votar sim» à transformação da caixa em fundação, o que «é próprio do fascismo». / Ver: naiz.info e boltxe.info / Ver intervenção de Bea Martxueta, secretária de Políticas Sociais do LAB [cas. e eus.]