quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sindicatos e colectivos mobilizam-se contra a privatização do Kutxabank

Colectivos sociais e a maioria dos sindicatos bascos realizaram hoje um cordão humano, em Bilbo, entre a Sabin Etxea, sede do PNV, e a sede do Kutxabank para exigir que este não seja privatizado e «um sistema financeiro público».
Os convocantes da acção fizeram um apelo à população basca para que participe na manifestação de dia 21 na capital biscainha para exigir que o Kutxabank continue inteiramente em poder das Caixas Bascas e no domínio público, e para que a BBK e a Vital não sejam transformadas numa fundação bancária – algo que os defensores desta opção querem garantir com todas as pressas, até 30 de Junho.

A secretária de Comunicação do LAB, Sonia González, e o secretário de Políticas Sociais do ELA, Mikel Noval, afirmaram que se reuniram com o PNV, o PSE e o EH Bildu para debater estas questões, e que a UPyD e o PP se recusaram a sentar-se à mesa, tal como as direcções das três caixas e do Kutxabank.

A representante do LAB afirmou que só o EH Bildu se posicionou claramente «contra a privatização», enquanto o PNV e o PSE aludem a «outras formas» de impedir a entrada do capital privado no Kutxabank, mas querendo «entrar nessa fase». / Ver declarações de Sonia González e Mikel Noval em naiz.info / Ver também: LAB Sindikatua