domingo, 8 de junho de 2014

Milhares de pessoas manifestaram-se em Iruñea contra a monarquia e pelo direito a decidir

Cerca de 15 000 manifestantes, de acordo com a organização, percorreram ontem as ruas da capital navarra com palavras de ordem a favor da república e da independência.

A mobilização, convocada por forças políticas, sindicatos e inúmeras organizações sociais de Nafarroa, teve um carácter marcadamente plural, que ficou bem patente nas palavras de ordem que se foram dizendo ao longo da marcha: ouviram-se algumas contra os Bourbons ou a favor da terceira república, e outras pelo direito a decidir ou a favor da independência de Euskal Herria. Naquilo que uns e outros estiveram de acordo foi na oposição à sucessão de reis espanhóis, gritando «monarkiari ez».

A manifestação percorreu o centro da cidade e terminou no Parque de Antoniutti, onde foi lido o comunicado final. No manifesto acordado entre as organizações convocantes, fez-se um apelo à sociedade para que se continue a mobilizar contra a monarquia e em defesa do direito a decidir dos cidadãos e dos povos do Estado espanhol.

Milhares de pessoas contra a monarquia em Iruñea [Ahotsa] Ver: ahotsa.info / Fotos: «Não à monarquia. Os cidadãos decidem» (ekinklik)