segunda-feira, 9 de junho de 2014

Em Gernika, uma placa recorda a oposição dos habitantes à bandeira espanhola

O município de Gernika (Bizkaia) decidiu, numa sessão de Câmara extraordinária, instalar nos Paços do Concelho uma placa com uma declaração que recorda que a bandeira espanhola foi ali colocada a mando dos tribunais e contra a vontade da maioria do povo, que tem a ikurriña como seu principal estandarte e símbolo.

A sessão de Câmara fora convocada para esta sexta-feira, dia 6, precisamente para aprovar a declaração institucional contra a «imposição» da bandeira espanhola, depois de um juiz ter decretado a obrigatoriedade da sua exibição; antes, já o delegado das forças de ocupação nos territórios de Araba, Bizkaia e Gipuzkoa tinha requerido que o fizesse.

O texto da placa que será colocada na Câmara Municipal diz o seguinte: «Udaletxe honen janbe diran Gernika-Lumoko herritarron gehiengoaren borondatearen aurka inposatutako ikur arrotzen presentzia salatu gura dau plaka honek. Geurea ikurriña! Gora Euskal Herria Askatuta!».

A declaração aprovada manifesta o desacordo do Município de Gernika com a «imposição» do símbolo estranho (a bandeira espanhola) contra a vontade da maioria do povo. Recorda ainda que a bandeira foi colocada sob ameaça de punição e que a sua imposição constitui uma «falta de respeito» para com os habitantes de Gernika, que têm direito a decidir em liberdade.

Após a sessão, a Câmara realizou uma homenagem à ikurriña. / Ver: naiz.info

GURE ESKU DAGO, pelo direito do povo basco a decidir
Imagens impressionantes da iniciativa Gure Esku Dago [BerriaTB] Algumas das imagens impressionantes, espectaculares deixadas pela iniciativa GURE ESKU DAGO, no âmbito da qual mais de 150 000 pessoas defenderam o direito do povo basco a decidir o seu futuro, a largar amarras, a dizer «bye-bye, Spain».

FOTOS: Imagens da iniciativa pelo mundo fora (naiz.info)