quinta-feira, 19 de junho de 2014

Muito «chouriço» no apelo à manifestação contra a privatização do Kutxabank

Ontem de manhã, pessoas mascaradas como Mariano Rajoy, Iñigo Urkullu e Mario Fernández distribuíram dezenas de pintxos e rodelas de chouriço aos clientes da principal agência da BBK em Portugalete (Bizkaia), no âmbito de uma acção que teve como lemas «No falta dinero sobran chorizos» e «No hay pan para tanto chorizo» [chouriço = ladrão].

Com esta iniciativa, os colectivos sociais envolvidos chamaram a atenção para a intenção de transformar as caixas em fundações bancárias privadas e criticaram o papel destacado da BBK nas execuções hipotecárias: é responsável por 65% das execuções em Ezkerraldea, onde 487 famílias foram despejadas de suas casas em 2013.

Outro dos objectivos da iniciativa foi dinamizar a população desta comarca biscainha com vista à participação na manifestação deste sábado, em Bilbo, contra a privatização do Kutxabank e os despejos. Parte às 17h30 do Jesusen Bihotza (Sagrado Coração).

Reportagem de Tele7Radio7 Ver: herrikolore.org e boltxe.info

O LAB denunciou a privatização das Caixas-Kutxabank no Parlamento de Gasteiz
Representantes da Plataforma «Em defesa de um sistema financeiro público basco e contra a privatização do Kutxabank» compareceram ontem no Parlamento de Lakua, por iniciativa do Grupo Parlamentar do EH Bildu, para expressar a sua oposição à estratégia de privatização das Caixas Bascas-Kutxabank. Txomin Lorca falou em nome do sindicato LAB, que é membro da plataforma. / Mais informação: LAB