quarta-feira, 11 de junho de 2014

A Amaiur recusa-se a participar na «farsa» do rei espanhol e reivindica a república basca

A Amaiur recusou-se a participar na «farsa» da sucessão na monarquia espanhola. De ikurriña na mão, o deputado Sabino Cuadra reivindicou a república basca no Congresso espanhol.

Sabino Cuadra afirmou no decorrer da sessão sobre a abdicação do rei que esta «não representa qualquer mudança substancial» e que é «um mero lifting político para tapar as fendas da monarquia decrépita».

«Querem espetar-nos outra vez com mais 40 anos do mesmo, um regime que nasceu naquela transição enganadora e fraudulenta. Esta votação é um engano, porque, vote-se aquilo que se votar, sempre teremos monarquia. Cuadra citou Brecht antes de afirmar que «o baralho está viciado, só saem reis. E a Amaiur não vai participar nesta farsa. Monarkia kanpora! Gora Euskal Herria askatuta! Gora euskal errepublika!» [Fora com a monarquia! Viva o País Basco livre! Viva a república basca!].

Sabino Cuadra no Congresso espanhol: «Não participamos nesta farsa!» Intervenção de Sabino Cuadra, deputado da coligação soberanista basca, no Gongresso espanhol, no decorrer da sessão sobre a abdicação do rei espanhol. / Ver: Amaiur Koalizioa [Diz quem viu e ouviu que vale a pena ouver de lés a lés.]