quinta-feira, 12 de junho de 2014

Três amigos da presa Maitane Linazasoro tiveram um acidente a caminho de Topas

O acidente, que ocorreu em Briviesca (Espanha), não provocou feridos. Trata-se do quarto acidente provocado este ano pela criminosa política de dispersão posta em prática há 25 anos.

O acidente teve lugar no fim-de-semana passado, quando amigos da presa política Maitane Linazasoro (Errenteria, Gipuzkoa) a iam visitar à cadeia de Topas, segundo divulgou a Etxerat. Dois corços apareceram no meio da via por volta das seis da madrugada; o condutor conseguiu evitar o embate com o primeiro mas não com o segundo.

A viatura ficou bastante danificada, e a visita não se pôde realizar. A cadeia de Topas fica em Salamanca, a 459 quilómetros de Euskal Herria.

A Etxerat recordou que na semana passada a dispersão foi debatida no Parlamento de Gasteiz e que alguns deputados, como o Senhor Maneiro ou o Senhor Semper, defenderam a sua continuidade. «Este fim-de-semana, voltámos a ter um novo exemplo desta situação desumana. Condenam-nos por sermos familiares. Até quando? Onde estão os nossos direitos humanos?», pergunta a associação.

Em 25 anos, a política de dispersão matou dezasseis familiares e amigos de presos bascos na estrada. / Ver: Berria / Ver também: etxerat.info 1 e 2

CONCENTRAÇÃO EM IRUÑEA
Como é costume às segundas-feiras, no dia 9 realizou-se uma concentração frente à sede do PP em Iruñea para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viver em Euskal Herria. Estiveram presentes 54 pessoas e nas faixas que exibiam podia ler-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira», «La dispersión mata» e «Epaiketa politikorik ez / No a los juicios políticos». / Ver: lahaine.org