quarta-feira, 10 de setembro de 2008

AEK apresenta novas ofertas para aprendizagem do euskara


Sob o lema «O gato comeu-te a língua?», em referência a quem tem dificuldade em falar em euskara, a AEK apresentou ontem a sua oferta para 2008-09, com novidades como os seus títulos homologados, grupos de prática, cursos on-line ou descontos no periódico Hitza.

Como destacaram ontem Fernando Landaburu, Mertxe Mugika, Oskar Elizburu e Aitziber Sarasola, da Comissão Nacional da AEK (Coordenadora de Alfabetização e Euskaldunização), o objectivo não é só dinamizar as pessoas no sentido de alcançarem um título, pois “a AEK quer promover a difusão e a utilização do euskara”. Para isso, os conteúdos apresentados em Gasteiz incluem a possibilidade de fazer mintzapraktika fora das horas lectivas em muitos centros, “programas com grupos de pessoas compostos por falantes e alunos de euskara que se reúnem pelo menos uma vez por semana no sítio e na altura que melhor lhes convenha, para falar em euskara e desfrutar”.

Repetem-se os barnetegis (1) de fim-de-semana, em que os alunos do euskaltegi (2) convivem 24 horas em euskara numa terra euskaldun, assim como a «Zilegi eskola», proposta mediante a qual a AEK põe em contacto alunos de euskara e euskaldunes de uma terra para que se conheçam e organizem em conjunto diferentes actividades.

Grupos em função de interesses

Também haverá oferta de mintzataldeak para ir passear nos montes, aprender danças, canções, cursos de fotografia..., “grupos que se formam de acordo com os interesses de cada participante”, assim como barnetegi ibiltariak, “para conhecer Euskal Herria no Verão de bicicleta ou fazendo treking”.
Outra das novidades da AEK é um curso da EGA on-line com serviço de aconpanhamento permanente. O curso realizar-se-á com a plataforma Moodle, fácil de usar e que não requer um grande conhecimento informático. Da mesma forma que com os cursos presenciais, os cursos on-line também se irão basear num grupo de alunos, mas o aluno poderá aceder ao seu curso a qualquer momento através da página web, e trabalhar os conteúdos que o tutor lhe indique ou que mais lhe interessem.

Tal como sublinharam durante a conferência de imprensa, a AEK quer “encher os euskaltegis de gente, e estamos seguros de que vai ser assim, porque as possibilidades que se abrem ao aprender euskara são muitas e grandes em todos os âmbitos”.

Zadorra, oferta de euskara para 30 000 habitantes

A conferência da imprensa de apresentação da oferta da AEK para o novo ano lectivo decorreu no euskaltegi Zadorra, cuja inauguração terá lugar no próximo sábado, dia 13 de Setembro. Na mesma altura do ano passado, inauguraram-se novos euskaltegis em Baiona e em Iruñea.
Este novo euskaltegi gasteiztarra está situado na zona de Lakua, no bairro Lakuabizkarra, concretamente no lugar denominado Ibaiondo, por onde passa, precisamente, o rio Zadorra, e o nome do euskaltegi é precisamente Zadorra, escolhido entre os alunos e professores da AEK de Gasteiz mediante um concurso de ideias.

O novo euskaltegi tem 300 metros quadrados e contará com cinco salas de aula, o escritório do euskaltegi, a sala de professores, o serviço de tradução da AEK e os escritórios centrais da AEK em Araba.
A AEK, tal como adiantou ontem, considera que era necessário abrir um euskaltegi nesta zona de Gasteiz, “porque em toda a zona norte da capital gasteiztarra, entre os bairros Sansomendi e Abetxuko, com mais de 30 000 habitantes, não havia até agora nenhum centro para aprender euskara”.

(1) Barnetegis: Cursos intensivos de euskara em regime de internato, geralmente com uma duração de duas semanas, aos quais subjaz uma filosofia de imersão “total” na língua, dentro e fora da escola, e que pressupõem também o contacto com falantes reais em situações comunicativas habituais, em zonas euskaldunes.
(2) Euskaltegis: Escolas de aprendizagem de euskara para adultos. Podem ser públicas (ligadas aos municípios) ou privadas.

Fonte: Gara

Para mais informação: AEK