quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Unai Fano e María Lizarraga serão entregues à Audiência Nacional espanhola


Unai Fano e María Lizarraga, que foram hoje transferidos da esquadra de Saint-Etienne, onde se encontravam desde a sua detenção, para Paris, serão postos à disposição da Audiência Nacional espanhola num prazo de 15 a 20 dias, em virtude do acordo alcançado entre a Procuradoria do tribunal especial espanhol e a de Paris. O procurador-geral da AN, Javier Zaragoza, pediu ao juiz Ismael Moreno que seja aberto um procedimento de acusação.

Notícia completa: Gara


Estado de excepção – Burlata, Nafarroa, Euskal Herria

Na tarde de dia 24, quarta-feira, decorreu uma assembleia informativa em Burlata, na qual participaram cerca de uma centena de pessoas. Face à escassez de notícias de confiança, tentaram saber algo mais sobre a situação da sua conterrânea María Lizarraga, tendo-se comentado que a detenção tinha sido “limpa”, sem violência, e dado a saber que a jovem permanecia sob incomunicação. Posto isto, propôs-se uma nova convocatória para hoje, quinta-feira, às 19h30.
No seguimento da assembleia, os participantes procuraram manifestar-se, seguindo em direcção à rua principal [Kale Nagusia], exibindo uma faixa em que reclamavam a liberdade dos detidos e fazendo ouvir palavras de ordem a favor da libertação de Lizarra, sua conterrânea. Percorreram apenas uns 100 metros, uma vez que as diversas patrulhas da polícia ali presentes – havia várias horas – os perseguiram, fazendo uso, inclusive, de material anti-motim. Houve correrias, perseguições, contentores atravessados nas ruas adjacentes.

Fonte: apurtu