terça-feira, 30 de setembro de 2008

María Lizarraga encontra-se na prisão de Versalhes


María Lizarraga encontra-se já na prisão de Versalhes, nos arredores de Paris, depois de ter passado vários dias em regime de incomunicação nas mãos da polícia francesa.
Lizarraga deverá comparecer no próximo dia 3 de Outubro perante um tribunal francês, onde deverá ser informada sobre o tratamento dado à euro-ordem expedida por Madrid. Lizarraga poderia ser entregue ao Estado espanhol por suposta pertença à ETA. As autoridades francesas já afirmaram que não vão formular acusações, de modo a facilitar a sua expulsão para o Estado espanhol.

Fonte: Apurtu

A defesa pedirá o adiamento da audiência contra Lizarraga e Fano, prevista para sexta-feira

O tribunal de apelação de Versalhes fez ontem saber que a euro-ordem emitida pelo Estado espanhol com vista à entrega de Unai Fano e María Lizarraga será examinada na próxima sexta-feira. Contudo, a advogada dos jovens disse ao GARA que irá apresentar, por escrito, um pedido de adiamento de modo a que a defesa tenha mais tempo para se poder preparar, pelo que espera que a audiência possa vir a ser adiada.

A advogada criticou ainda os meios de comunicação por veicularem a notícia, cujo conteúdo é apresentado como um facto consumado, da entrega iminente de Fano e Lizarraga. “Do ponto de vista jurídico, não tem cabimento dizer que serão transferidos para Espanha em poucos dias”, criticou.
A advogada referiu que o processo contra Fano e Lizarraga possui um carácter “excepcional”, já que Madrid pretende julgá-los por “delitos cometidos em território francês”. Na sexta-feira, a Procuradoria instou o juiz da Audiência Nacional Ismael Moreno a abrir um processo contra os dois jovens. O.L.

Fonte: Gara