segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Iker Isiegas, brutalmente espancado pela Polícia Foral, apresenta melhoras e poderá receber alta esta segunda-feira


Na sequência das brutais actuações que a Polícia Foral de Navarra realizou a semana passada em Berriozar, irrompendo durante um concerto para retirar uma faixa a favor da repatriação dos presos bascos e regressando depois para carregar de forma violenta sobre os que ali se encontravam, dezenas de pessoas ficaram feridas e três jovens precisaram de receber assistência médica em centros hospitalares.
Iker Isiegas, a quem foi diagnosticado um coágulo no cérebro, apresentava-se como o caso mais grave mas parece estar em condições de receber alta hoje mesmo.

Sobre a carga, disse um morador de Berriozar, testemunha do que ali se passou: “Aquilo foi algo desmedido. Os forales estavam desvairados e começaram a bater em toda a gente de maneira totalmente indiscriminada. É verdadeiramente incompreensível”.
Ao apercerber-se do que se estava a passar, o próprio autarca de Berriozar, Xabier Lasa (NaBai), acorreu ao local para tentar dialogar com os polícias e fazer-lhes ver que aquilo não era uma concentração política, mas sim uma actividade festiva programada pelo Município, mas os agentes não lhe ligaram.
“Não ligaram nenhuma ao presidente da Câmara, e ainda o chegaram a sacudir por várias vezes. Não havia quem parasse os forales, estavam fora de si», referiu a testemunha.

Fonte: Gara e Gara