domingo, 10 de janeiro de 2010

Detenção de dois alegados membros da ETA em Portugal

De acordo com a imprensa portuguesa, trata-se de Garikoitz Arrieta e de Iratxe Ortiz. Os dois cidadãos bascos, informa a agência Lusa, foram «detidos em Torre de Moncorvo e transportados pela Polícia Judiciária para a Unidade Nacional Contra-Terrorismo, em Lisboa, devendo ser presentes segunda-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal».

Durante a tarde, três membros da ASEH estiveram presentes em frente ao edifício da Unidade Nacional Contra-Terrorismo, sem assistir a qualquer movimento. De acordo com a imprensa presente no local, é ali que os cidadãos bascos detidos deverão pernoitar, para amanhã serem ouvidos por um juiz.

Entretanto, a ASEH criou no Facebook o grupo:

NÃO À EXTRADIÇÃO DOS DOIS INDEPENDENTISTAS BASCOS

«No dia 9 de Janeiro de 2010, dois independentistas bascos - Garikoitz e Iratxe - foram detidos em território português. Agora serão julgados pelo Estado português mas correm o risco de ser torturados se forem extraditados para o Estado espanhol. O Relator da ONU Contra a Tortura e a Amnistia Internacional já denunciaram diversas vezes a violação de direitos humanos por parte da polícia espanhola contra cidadãos bascos. Cabe-nos denunciá-lo e lutar contra a extradição dos dois cidadãos bascos!»

http://www.facebook.com/group.php?gid=245156199445

Às 20h já tinham aderido mais de 100 pessoas!