segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Euskalerria Irratia continuará a emitir «apesar dos ataques e das dificuldades»


A Euskalerria Irratia vai continuar no ar apesar da sanção de 30 000 euros imposta pelo Ministério da Indústria espanhol, que assegura que esta emissora euskaldun de Nafarroa está a emitir sem licença, conta com estações radioeléctricas não autorizadas e produz interferências prejudiciais, ameaçando tomar outras medidas de cariz judicial - o que é interpretado pelos responsáveis da Iruñeko Komunikabideak SA, proprietária da emissora, como um «aviso de encerramento».

A Iruñeko Komunikabideak SA, em cuja assembleia geral extraordinária se reiterou a vontade de manter a emissora Euskalerria Irratia e potenciar o seu desenvolvimento «contra todos os ataques e ultrapassando todas as dificuldades», vai apresentar um recurso contra a sanção referida, por entender que a única acusação verdadeira diz respeito à ausência de licença de emissão concedida pelo Governo de Nafarroa, facto que atribui a motivações políticas. Tudo isto foi anunciado em conferência de imprensa na última sexta-feira, em Iruñea, por José Antonio Solano e Eugenio Arraiza, presidente e secretário da empresa, respectivamente.

Perante esta situação, a assembleia geral confirmou a «plena vigência» dos seus princípios fundadores. «A presença do euskara, língua própria de Navarra, nos meios de comunicação continua a ser tão necessária hoje como era antes e como será no futuro. Por isso, continuamos e continuaremos a trabalhar para exercer o direito à liberdade de expressão e de opinião». Depois de referirem que esta emissora é «um elemento essencial da pluralidade de Navarra», anunciaram que continuarão a ser «mais uma voz na polifonia social» do herrialde e agradeceram a colaboração de trabalhadores, ouvintes e sócios.

Iñaki VIGOR
Notícia completa: Gara