sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Gaztesarea, alvo de ataques judiciais, disse adeus depois de sete anos a informar


A operação policial de Julho e as notificações judiciais contra uma dezena de jovens levaram a Gaztesarea a despedir-se do seu público. O projecto comunicativo, criado há sete anos para dar voz ao movimento juvenil, diz adeus depois de ter levado a cabo inúmeras tarefas.

A Gaztesarea escreveu na quarta-feira a sua última notícia, na qual se despedia da juventude basca, para quem nasceu e a quem serviu diariamente através da Internet, com publicações próprias ou com a organização de diversas jornadas. O projecto comunicativo que começou a funcionar há sete anos, para fomentar a comunicação entre os jovens bascos e estabelecer redes, viu-se obrigado a abandonar as suas tarefas em virtude da operação policial levada a cabo em Julho e das notificações judicias que se seguiram a uma dezena de jovens.

Na nota emitida para anunciar o encerramento, afirmam que «tentaram por todos os meios fazer frente aos obstáculos», admitindo no entanto, e muito contra a sua vontade, que se tornou inviável seguir em frente.

Os promotores desta jovem agência de informação dão por concluída uma etapa, considerando que atingiram os objectivos a que se propuseram; e é de desta forma que dizem adeus à Gaztesarea, esperando por melhores dias.

O portal da Gaztesarea surgiu na Internet no dia 1 de Março de 2003, tendo sido milhares as notícias aqui ali pôde encontrar, realizadas pela e para a juventude.

Estabelecendo como objectivo o fomento de uma comunicação horizontal, plural e participativa, em que cada jovem se transformava simultaneamente num jornalista e num leitor, a Gaztesarea chegou mesmo a ser reconhecida como o melhor portal de Internet em euskara, através dos prémios atribuídos pelo Argia.

Além de se encontrar ali toda a informação que o movimento juvenil basco criou durante anos, também se podiam encontrar secções sobre a sexualidade, a música, o ensino o a cultura. Os debates sem rodeios nem complexos sobre a sexualidade fizeram com que muitos jovens aprendessem e perdessem a vergonha de perguntar.

A contribuição da Gaztesarea não se limitou apenas ao âmbito da Internet. Durante anos, esforçou-se por apoiar jovens criadores, proporcionando-lhes um espaço na conhecida Azoka [Feira] de Durango, em Dezembro. A Gaztesarea também trabalhou para que guias sobre os gaztetxes e as gazte asanbladas do país ou de grupos musicais juvenis viessem à luz.

Como recordam na nota emitida, a trajectória da Gaztesarea nem sempre foi fácil, e o golpe mais duro ocorreu a 29 de Julho do ano passado. A Guarda Civil prendeu então três jovens pela sua relação com a Gaztesarea e fez buscas na sua sede, situada no Parque Martin Ugalde, em Andoain (Gipuzkoa). Depois, em Setembro, nove jovens tiveram de se deslocar a Madrid para se apresentarem na Audiência Nacional espanhola.
Fonte: Gara

Ver também o artigo: «GAZTESAREA eta ikusi arte!», de Oier Azkarraga Grajales
“Mas a repressão não escapa a ninguém e o Governo espanhol voltou a encerrar um órgão de informação, a www.gaztesarea.info, desta vez com um ataque directo aos seus responsáveis e colaboradores.”