terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Representantes da cultura reclamam a liberdade de Asel Luzarraga, detido no Chile


Representantes do Euskal Pen Kluba entregaram hoje uma carta no consulado do Chile, em Leioa (Bizkaia), em que pedem a libertação de Asel Luzarraga, detido pelas autoridades chilenas no dia 31 de Dezembro na localidade de Padre Las Casas.
A carta foi enviada a diversos representantes diplomáticos (chilenos e espanhóis) e autoridades judiciais (chilenas).

Familiares, amigos, músicos e escritores concentraram-se em frente à sede diplomática para exigir a libertação do escritor bermeotarra. Ali, encontravam-se Laura Mintegi, Edorta Jiménez, Uxue Alberdi, Markos Zapiain e Rafa Rueda, entre outros.

«Estou inocente»
O autor de Hamaika ispilu ganbil, Karonte, Mozorroaren xarma e Abaraska foi detido no dia 31 de Dezembro na localidade chilena de Padre Las Casas. Fontes policiais chilenas justificaram a sua detenção com uma tentativa de atentado contra a Secretaria da Justiça da região de Araucânia.

Num vídeo publicado no Youtube, pode-se ver o escritor basco pouco depois de ser detido pelos carabineiros chilenos. Em resposta a um jornalista, afirma desconhecer o motivo da detenção e, depois de ser informado que é acusado de atentado, Luzarraga mostra-se surpreendido e afirma estar inocente.

A Polícia fez buscas em sua casa e acusa-o da posse de material para fabrico de explosivos. Na quarta-feira será presente a um juiz, que deverá tomar uma decisão sobre a sua situação.

Num contacto com o Euskal Pen Kluba, manifestou-se surpreendido com o que se está a passar e negou «ter qualquer relação com os factos de que é acusado».

«Conhecemos a sua trajectória de vida e profissional há muitos anos. Sempre preocupado com as situações de injustiça e com o desamparo dos mais desfavorecidos, o seu compromisso levou-o a trabalhar em campos muito variados, desde a Cáritas até ao envolvimento no movimento de objecção de consciência. Defendeu a liberdade de expressão, os direitos humanos e o valor da palavra sobre a atitude da força», destaca o Euskal Pen Kluba na missiva.
Fonte: Gara

«Pela liberdade de Asel Luzarraga, escritor basco detido no Chile por ser solidário com o povo Mapuche»
http://www.kaosenlared.net/noticia/video-libertad-asel-luzarraga-escritor-vasco-apresado-chile-ser-solida

Notícia e campanha de apoio a Asel Luzarraga
http://www.lahaine.org/index.php?p=42426