quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Otegi acusa o Grupo Noticias de ligação aos interesses de Rubalcaba


Num contacto telefónico que manteve com a sua advogada, nega ter escrito a carta que o Grupo Noticias divulgou e na qual se fazia alusão a desavenças no seio da Esquerda Abertzale.

Arnaldo Otegi veio lançar luz sobre as informações que o Grupo Noticias veiculou há alguns dias, segundo as quais era acusado de ter escrito uma carta em que criticava «o sector duro» da Esquerda Abertzale e inclusive o «glorioso Colectivo de presos». Otegi negou à sua advogada ser o autor dessa carta e pediu-lhe que prossiga com a preparação da queixa judicial contra este grupo comunicativo por divulgar falsa informação e por invadir a sua intimidade.

Estratégia de Rubalcaba no Grupo Noticias
Para além disso, Otegi afirmou que o Grupo Noticias foi utilizado como veículo de transmissão desta informação, considerando que, com esta operação, o pretenderam envolver «na campanha de intoxicação que o Ministério do Interior tem vindo a empreender há vários meses sobre o debate no seio da esquerda abertzale». Arnaldo Otegi salienta que, neste caso, o Ministério do Interior não agiu sozinho, mas teve de negociar, pactuar ou falar com os responsáveis do Deia e do Grupo Noticias ou com os partidos próximos deste grupo editorial.
Fonte: apurtu.org via Gara

«Otegi nega ter escrito a carta que lhe foi atribuída pelo Grupo Noticias»
http://www.gara.net/paperezkoa/20100105/175315/es/Otegi-niega-haber-escrito-carta-que-le-atribuyo-Grupo-Noticias

«O curioso caso das cloacas comunicantes», de Iñaki Iriondo
"Supostos documentos da ETA ou da esquerda abertzale flúem por conductas subterrâneas entre o grupo mediático mais afim ao Governo espanhol e o mais próximo ao PNV"
http://www.gara.net/paperezkoa/20100105/175316/es/El-curioso-caso-cloacas-comunicantes