quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Euskal Herriko Laborantza Ganbara celebra os seus cinco anos de existência


No sábado passado a Euskal Herriko Laborantza Ganbara (EHLG) festejou os seus cinco anos de existência na sua sede de Ainhize-Monjolose (Nafarroa Beherea). Mais de 250 pessoas assistiram ao evento, entre os quais numerosos representantes do mundo político (PS, Verts, Modem, Batasuna, AB, PNV, EA), os eleitos de Baiona J. R. Etchegarray e Martine Bisauta, o conselheiro regional e geral F. Maitia, a conselheira geral M. Larran Lange, a autarca de Senpere (Lapurdi) e presidente do Biltzar dos municípios, C. Bessonart, e o presidente da comunidade dos municípios Grazi-Baigorri, J. M. Galant.

De notar a presença do Sr. Alain Rousset, presidente do Conselho Regional e cabeça de lista do PS francês para as próximas regionais. Mas novidade maior ainda foi a leitura, por parte de Jean-Baptiste Etcheto, presidente do Conselho de desenvolvimento, de uma mensagem de apoio de Jean Jacques Lasserre, conselheiro geral e cabeça de lista do Modem para os Pirinéus Atlânticos. É a primeira vez que o antigo presidente do Conselho geral se pronuncia publicamente a favor da EHLG.

Balanço e perspectivas
Se, inevitavelmente, a intervenção de Michel Berhocoirigoin, presidente da EHLG, começou por se centrar no processo judicial que tem de enfrentar no dia 18 de Fevereiro em Pau (o Estado, usando o subterfúgio do prefeito, recorreu da decisão de primeira instância), em seguida fez um balanço destes cinco anos e abordou as perspectivas de futuro.

Nesse balanço, afirmou-se que a EHLG levou a cabo 2000 acções, que implicaram 1100 agricultores (ou seja, um terço dos agricultores de Iparralde). Referiram ainda que cerca de mil pessoas que não são agricultoras também participaram nas acções da Laborantza Ganbara.

Em relação a projectos futuros, vão ser implementadas acções em quatro novas áreas: alternativas à cultura do milho (para economizar água), animação de um projecto Natura 2000 no Sul de Lapurdi, utilização de resíduos vegetais para a alimentação do gado e elaboração de um dossier sobre agricultura sustentável. De notar que estas duas acções serão financiadas pelo Conselho geral, o que constitui uma novidade.

Embora lamentando que os processos judiciais de que a EHLG é alvo coloquem obstáculos ao seu trabalho, o presidente não deixou de, no entanto, admitir a possibilidade de que, daqui por um ano, tudo isto faça parte do passado.

Julen GAZTELU
Fonte: lejournalPaysBasque - EHko Kazeta

Nota: Ah, poder do boto que se leba na cesta pra botar na urna... - comenta o pobo atónito, depois de tanta canalhada que os francius fizeram à EHLG!