domingo, 3 de junho de 2012

Agurain mobilizou-se pelos presos doentes

Agurain (Araba) foi ontem o palco da solidariedade com os presos políticos bascos gravemente doentes. Catorze pessoas que, contra o que vem estipulado na própria legislação espanhola, continuam atrás das grades, mesmo sofrendo de doenças como o cancro ou a esquizofrenia. Ao longo da jornada reivindicativa, que começou às 9h30, houve especial destaque para Gotzone López de Luzuriaga, presa política natural da localidade que se encontra na prisão de Martutene, apesar de ter um tumor no peito.

Uma sobrinha sua, Nagore López de Luzuriaga, liderou o acto que teve lugar no centro de Agurain. Durante a sua intervenção, recordou todos os presos políticos bascos, fazendo uma menção especial a Txus Martin. Tal como referiu o Herrira, a situação do preso de Basauri (Bizkaia), que tem uma grave doença do foro psíquico, faz com que seja necessário e urgente reclamar a sua libertação.

No decorrer do acto, foram ainda referidas as situações de José Ramón López de Abetxuko, Jose Ángel Biguri e da própria Gotzone López de Luzuriaga. Três presos políticos alaveses que cumprem uma pena, decretada pelos tribunais do Estado espanhol, que se viu agravada pelas doenças que sofrem. Como sublinhou a plataforma solidária num comunicado posterior ao acto, «os direitos são inerentes às pessoas e, como tal, também às que se encontram presas, devendo ser respeitados sem condições».

Por último, os participantes no acto recordaram que no próximo sábado haverá uma nova mobilização para exigir a libertação de todos os presos doentes. Vai percorrer as ruas de Gasteiz e terá como lema «Konpromizina, konpromisoa sendagai». Este peculiar «medicamento» está a tornar-se popular em Araba, enquanto símbolo de denúncia da situação dos presos políticos doentes.

Já hoje, cerca de 150 pessoas deslocaram-se de Orereta e Oiartzun (Gipuzkoa) até à prisão de Basauri para expressar apoio, carinho e solidariedade a Aitzol Gogorza, que continua encarcerado apesar de sofrer de uma grave doença de carácter psíquico. Notícia completa: Gara e herrira.org

Konpromizina: lê as instruções, toma e compromete-te! Preso gaixoak kalera!
Numa conferência de imprensa que teve lugar na quinta-feira de manhã em Gasteiz, o Herrira denunciou a situação de três presos de Araba: Jose Angel Biguri (Menagarai), Gotzone López de Luzuriaga (Agurain) e Jose Ramón López de Abetxuko (Gasteiz), que se encontram doentes. Convocou ainda uma manifestação para o próximo dia 9 de Junho, em Gasteiz, pelos presos doentes e contra as medidas de excepção. / Ver: gazteiraultza.info