sexta-feira, 24 de abril de 2015

Agentes sociais anunciam campanha e manifestação nacional contra o TGV

Diversas organizações sociais e sindicais exigiram ontem, 23, em Bilbo a paralisação das obras de construção do TGV e apelaram aos cidadãos para que se mobilizem contra este «absurdo». Para dia 13 de Junho, em Donostia, agendaram uma manifestação nacional, que será precedida por acções e mobilizações em vários pontos do País Basco Sul. A campanha terá como lema «Parem o TGV agora! Basta de desperdício! Vamos decidir entre todos!».

Em conferência de imprensa, Maitane Arri, da Ekologistak Martxan, e Urtzi Ostolozaga, do sindicato LAB, leram um manifesto em que se exige «a paralisação imediata das obras do TGV» e que as «verbas orçamentais atribuídas a este faustoso projecto se destinem às necessidades mais prementes da sociedade, como a saúde, a educação, a habitação e os serviços sociais». Para além disto, propõem a realização de um «debate técnico, social e político, bem como um processo participativo de informação e decisão popular sobre esta infra-estrutura», para se decidir o que fazer.

Mikel Alvarez, da AHT Gelditu! Elkarlana, e Iñaki Mariskurrena, da Atxondoko AHT Gelditu!, revelaram as várias actividades programadas no âmbito da campanha: duas semanas informativas, de 4 a 10 e de 25 a 30 de Maio; mesas-redondas e debates descentralizados; uma marcha de montanha (com almoço e acto político) a 30 de Maio em Atxondo (Bizkaia). Todas estas iniciativas irão culminar na manifestação agendada para 13 de Junho (17h30, Alderdi Eder). / Ver: topatu.info / Vídeo e manifesto: lahaine.org