terça-feira, 14 de abril de 2015

Em Paris, debateu-se a situação dos presos e dos refugiados bascos

No contexto da Semana de Solidariedade com os Presos Políticos que todos os anos se celebra na capital francesa, este domingo, 12, realizou-se uma jornada solidária com os presos e os refugiados políticos bascos. Depois de um dia dedicado aos presos curdos e outro à solidariedade com as Américas, o terceiro centrou-se nos bascos.

A organização da jornada, que decorreu no Centre International de Culture Populaire e contou com a participação de cerca de 40 pessoas, esteve a cargo do Comité de Solidariedade com o Povo Basco (CSPB). À apresentação da Semana de Solidariedade e à abordagem da situação actual dos presos políticos bascos, seguiu-se a projecção do documentário IK belaunaldia, Herriak bizi behar du, de Sylvie Garat, sobre os bascos de Iparralde que, em 1973, entraram em conflito com o Governo francês [pela via da luta armada].

Depois, a leitura do manifesto solidário com a Askapena precedeu o debate sobre a situação dos presos políticos bascos e sobre a intenção de o Governo espanhol ilegalizar a Askapena. A discussão prolongou-se no lanche de produtos bascos e junto à mesa onde se vendia material variado (documentação, livros, T-shirts, etc.). O dinheiro destina-se aos presos bascos. / Ver: askapena.org / Fotos: Elkartasuna Parisen