quinta-feira, 9 de abril de 2015

Iñigo Cabacas, 1095 dias sem se apurar as responsabilidades

Iñigo Cabacas morreu a 9 de Abril de 2012, faz hoje três anos. No sábado, dia 11, a iniciativa popular Iñigo Gogoan vai levar a cabo um acto de homenagem na Kirruli plaza (Maria Diaz de Haro kalea), em Bilbo, exactamente no local onde uma bala de borracha disparada pela Ertzaintza matou o jovem apoiante do Athletic.

Para lembrar que, desde então, passaram 1095 dias, na homenagem serão lançados ao ar outros tantos balões com a inscrição «1.095 egun justiziarik gabe» [1095 dias sem justiça], referiram membros da iniciativa Iñigo Gogoan.

Numa conferência de imprensa dada a 26 de Março, Bikendi Arrausi e Koldo Gutiérrez, da plataforma referida, consideraram vergonhoso e doloroso aquilo que se está a passar com a investigação sobre o homicídio de Cabacas. «Os passos que estão a ser dados para esclarecer esta morte, não é que sejam poucos, mas colocam-nos longe do esclarecimento da questão», afirmaram.

Arrausi e Bikendi acusaram as instituições de tentarem «branquear» o que se passou e pediram que o uso das balas de borracha seja banido, para que não se voltem a dar casos como o da morte de Cabacas. / Ver: argia / Ver também: SareAntifaxista