quinta-feira, 9 de abril de 2015

Morreu Xavier Vinader, jornalista que investigou a guerra suja no País Basco

Faleceu hoje, com 68 anos, Xavier Vinader, jornalista catalão natural de Sabadell considerado uma referência no jornalismo de investigação. Foi presidente da organização Repórteres sem Fronteiras, lutou pela liberdade de expressão, foi um dos pioneiros a lançar luz sobre as ligações da extrema-direita ao aparelho de Estado «pós-franquista» e a investigar a guerra suja contra o independentismo basco.

Na revista Interviú, publicou várias peças sobre a actividade parapolicial contra os independentistas bascos. Em 1981, foi condenado pela Audiência Nacional espanhola a sete anos de cadeia pelo facto de a ETA ter morto um dos membros do grupo de extrema-direita Fuerza Nueva mencionados numa das suas reportagens. Vinader fugiu e só regressou à Catalunha em 1984.

Com o regresso ao Estado espanhol, Vinader, que foi alvo de vários atentados, passou três meses na cadeia de Carabanchel, em Madrid, e foi indultado. Fez a cobertura de vários conflitos fora do Estado espanhol e também da Revolução dos Cravos, em Portugal. Recentemente, a televisão pública catalã passou o documentário intitulado Xavier Vinader, periodista. Contra la guerra bruta [Xavier Vinader, jornalista. Contra a guerra suja]. / Ver: naiz, Berria e argia

ENTREVISTA: JESÚS RODRÍGUEZ SOBRE VINADER
Jesús Rodríguez, jornalista da Directa, fala sobre o percurso de Xavier Vinader, da sua concepção de jornalismo, da forma como encarava o conflito basco e de como se recusou a perverter a linguagem sobre o conflito, adaptando-a «ao tempo das notas do gabinete de imprensa do Ministério do Interior espanhol». (Info7)