quinta-feira, 16 de abril de 2015

Quatro detidos em Iruñea numa operação conjunta da Polícia espanhola e da Municipal

Agentes da Polícia espanhola e da Municipal detiveram, hoje, na capital navarra, Xabi Gartzia, David Grazia, Txema Urbiola e A.F.R. São acusados de atentado à autoridade e de desordem pública, ao que parece por incidentes ocorridos na procissão dos sanferminak... do ano passado.

Dabid Grazia e Xabi Gartzia foram detidos de manhã. O primeiro foi abordado por vários agentes encapuzados da Polícia espanhola quando saía de casa, no bairro de Arrosadia; o segundo foi interpelado pela Polícia Municipal quando seguia por uma rua da Alde Zaharra e levado para uma esquadra da Polícia espanhola. À tarde, foram detidas mais duas pessoas: Txema Urbiola e, segundo refere o Berria, A.F.R.

A procissão dos últimos Sanferminak, a 7 de Julho de 2014, foi tensa. A agressão do então chefe da Polícia Municipal, Simón Santamaría, a um cidadão foi amplamente denunciada e o Gara revelou que um dos guarda-costas do presidente da Câmara, Enrique Maya, utilizou uma arma ilegal.

Sanferminak 2014: «UPN kanpora»À tarde, a plataforma Iruñea Askatasunez deu uma conferência de imprensa [vídeo] para denunciar as detenções. / Ver: ahotsa.info