segunda-feira, 6 de abril de 2015

Bilbo acolhe jornadas pela paz com justiça social na Colômbia

Realiza-se na capital biscainha, amanhã e nos dois dias seguintes (7, 8 e 9), as jornadas «La paz en Colombia es con Justicia Social», um espaço de encontro que tem por objectivo apoiar a mesa de negociações em Havana e a mobilização na Colômbia de diversos sectores sociais, dos camponeses, dos afro-descendentes, das mulheres, dos exilados e de todos aqueles que encaram a justiça social como requisito para a construção de uma paz estável e duradoura.

A iniciativa partiu de diversos grupos e associações, como Colombianos residentes no País Basco, Constituinte de Exilados perseguidos pelo Estado Colombiano, Marcha Patriótica, Askapena, Komite Internazionalistak, Cuba información TV, Euskadi-Cuba, Ahaztuak 1936-1977, Cine de Base elkartea, Plataforma No Mas Bases, entre outras.

Actividades
- Dia 7, às 18h30, no Centro Cívico La Bolsa, será exibido um documentário sobre o envolvimento da multinacional Pacific Rubiales na perseguição e ameaças a camponeses colombianos, que foram despojados das suas terras e territórios, seguido de um debate com Beatriz Plaza, do Observatório das Multinacionais na América Latina.
- Dia 8, às 19h00, nas Juntas Gerais da Bizkaia, terá lugar a mesa-redonda «La paz en Colombia y la estabilidad regional», com a participação de Alberto Pinzón Sánchez (antropólogo e exilado), Yolanda Rojas (cônsul da Venezuela) e Diana Carolina Bustos (investigadora social).
- Dia 9, às 19h00, concentração frente ao Teatro Arriaga. / Ler texto da convocatória em askapena.org ou cubainformacion.tv