domingo, 5 de abril de 2015

Milhares reivindicam a independência em Iruñea

A manifestação do Aberri Eguna [Dia da Pátria basca] convocada pela Rede Independentistak juntou milhares de pessoas na capital navarra. Sob o lema «Guztion etorkizuna jokoan dago. Heldu independentziari!», deixaram claro que, «no século XXI, a independência é a única alternativa para Euskal Herria».

A mobilização, em que participaram representantes dos partidos políticos que integram a coligação EH Bildu, partiu dos cinemas Golem já passava das 12h20, tendo à frente uma enorme ikurriña e uma faixa com a inscrição «Independentzia». Atrás, milhares de pessoas, que exibiam muitas ikurriñas, acompanhadas por algumas bandeiras de Nafarroa, da Catalunha e da Galiza, e por uma faixa em que se exigia «aministia ta askatasuna».

Depois de percorrer diversas vias do centro de Iruñea, a marcha, onde não faltaram canções tradicionais bascas e palavras de ordem a favor da independência e da libertação dos presos políticos («presoak kalera, aministia osoa» e «euskal presoak Euskal Herrira»), chegou ao Passeio de Sarasate, onde decorreu o acto político.

Independência como única alternativa
Em representação da Rede Independentistak, Txutxi Ariznabarreta defendeu «que no século XXI a independência é a única alternativa para Euskal Herria», que os «autonomismos do passado já não servem» e que o futuro dos bascos não passa pela sua inclusão nos estados espanhol e francês. «Não nos dão a soberania necessária para construirmos o nosso futuro», disse.

Em seu entender, existem «condições objectivas necessárias para se avançar na construção do Estado basco», mas «os agentes políticos presos a jogos tácticos e a interesses partidários não são capazes de dar passos em clave estratégica»; isso, afirmou, «leva a desesperança e a resignação a um amplo sector da população». Considerou, então, fundamental «começar a dar esses passos quanto antes».

Aberri Eguna 2015 [ahotsa] Ver: naiz e lahaine.org / Fotos: varandas de Ondarroa no Aberri Eguna (Turrune!)