domingo, 19 de abril de 2015

La Jornada: «Barbárie policial»

O denominador comum nestes casos, para além da situação indefesa das vítimas, é a tendência manifestamente racista e classista na aplicação do uso da força e a disposição das autoridades no sentido de proteger os autores materiais dos assassínios. [...] Episódios como os de Ferguson e North Charleston dão conta de uma crise de direitos humanos dentro do território estado-unidense que retira autoridade moral às bazófias humanitárias de Washington. (odiario.info)

«Um cenário croata na Ucrânia», The Saker (resistir.info)
Cada vez mais gente está a chegar à conclusão de que a junta de Kiev está a preparar-se para o chamado cenário «croata». O não tão subtil plano americano-ucraniano parece ser muito semelhante à «variante croata»: ganhar tempo suficiente para preparar um ataque maciço e então esmagar os «separatistas» numa campanha rápida mas intensa. A grande questão é: será que isso pode funcionar?

«Argentina - Manifesto unitario: Día Internacional del Preso Político» (Resumen Latinoamericano)
cientos de militantes con sus banderas y pancartas, que recordaban que las cárceles del mundo están llenas de luchadores y luchadoras, escucharon a varios representantes de pueblos y colectividades. Así, fueron relatadas las penurias y sufrimientos de los presos y presas vascas, de Colombia, de Paraguay, de Perú, del pueblo saharaui y del pueblo palestino. Finalmente, el presidente de la Gremial de Abogados, Eduardo Soares, leyó un documento unitario de todos los convocantes