O Tribunal de Donostia condenou um jovem a um ano de cadeia por participar no Aske Gunea organizado na capital guipuscoana, em Abril de 2013, para impedir as detenções de oito jovens acusados de pertencer à Segi (condenados a seis anos de prisão) e de Ekaitz Ibero (absolvido dessa acusação, mas condenado a quatro anos num outro processo).
No dia 10 de Abril de 2013, a Ertzaintza deteve em Donostia o jovem Ekaitz Ibero, para cumprir uma pena de quatro anos de cadeia. Nesse dia, cerca de cem pessoas juntaram-se à volta de Ekaitz, no Boulevard donostiarra, para dificultar a sua detenção - que veio a concretizar-se, depois de a Ertzaintza «intervir».
Agora, um jovem foi acusado pelo tribunal de «desordens públicas e desobediência grave» por tentar impedir a detenção de Ibero. O douto magistrado foi até ao ponto de ver que houve intenção de «dificultar fisicamente» a acção da Ertzaintza, a cujo malha-malha os insurgentes responderam com «pontapés». O sapiente parece não ter visto mais, mas há registos videográficos. / Ver: argia e Berria
terça-feira, 21 de abril de 2015
Jovem condenado a um ano de prisão por participar no Aske Gunea de Donostia
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Detenções,
Esquerda Abertzale,
Notícias,
Repressão