sexta-feira, 17 de abril de 2015

Mais de 70 familiares de presos intimados a depor sobre os advogados

Numa nota emitida dia 15, a Etxerat revelou que mais de 70 familiares de presos políticos bascos foram intimados a depor como testemunhas nos quartéis de Intxaurrondo (Donostia) e La Salve (Bilbo), no âmbito da operação iniciada em Janeiro último contra vários advogados dos presos.

A associação de familiares e amigos de presos políticos bascos referiu que «agentes à paisana da instituição armada se apresentaram nas casas dos familiares, nalguns casos já de noite, para lhes entregar as intimações». Estas continuam a ser entregues, pelo que o número de «pessoas afectadas» irá aumentar.

A Etxerat denunciou «a campanha de perseguição contra a defesa jurídica dos presos políticos bascos, e que agora envolve os próprios familiares». A associação expressa-lhes toda a solidariedade e apoio, e manifesta a inteira disponibilidade para os ajudar. / Ver: etxerat.info (eus / cas)

GARITANO RECEBEU OS PAIS DO PRESO ADUR FERNANDEZ
O deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, recebeu hoje, na Deputação Foral, uma representante da Etxerat e familiares do preso político donostiarra Adur Fernandez.

Maider Alustiza, da Etxerat, recordou que os pais e um amigo do preso sofreram acidentes quando o foram visitar: os primeiros em 2009, quando regressavam da cadeia de Aranjuez; o segundo a 4 de Abril último, no regresso de uma visita na cadeia de Valhadolide. Alustiza destacou os «26 longos anos da dispersão», política que representa uma «roleta russa» para os familiares.

Por seu lado, Garitano salientou a «necessidade de se darem passos corajosos» para acabar com a dispersão dos presos políticos bascos, recordando que esta medida «todas as semanas põe em risco as vidas de milhares de cidadãos». / Ver: naiz