terça-feira, 7 de abril de 2015

Mirentxin, 15 anos a levar familiares e amigos dos presos às cadeias

Os condutores voluntários do grupo Mirentxin todos os fins-de-semana transportam familiares e amigos dos presos políticos bascos até prisões distantes.
Há 15 anos que ajudam os familiares e amigos dos presos a fazer frente aos muitos obstáculos que lhes são colocados pela criminosa política de dispersão - essa distância concebida como vingança e punição.

(ESKERRIK ASKO,) MIRENTXIN [clica no vídeo e verás][Begi Bat Bideoak] Esta reportagem acompanha uma viagem à prisão galega de A Lama, realizada nos dias 21 e 22 de Novembro de 2014. A dada altura um dos condutores diz: «Um desejo... que não seja preciso fazer estas viagens.» / Ver: argia

SITUAÇÃO DE OIER OA É «ABSURDA»
O colectivo Bagoaz sublinhou, hoje, que a situação de Oier Oa, que saiu da prisão no dia 4, é absurda: não foi expulso para Espanha, está proibido de residir no Estado francês, e é obrigado a viver em Saint-Germain-en-Laye, a 800 quilómetros de Euskal Herria, tendo de comparecer três vezes por dia na esquadra e não podendo sair de casa depois da 1h00 da madrugada.

Em Larresoro (Lapurdi), tem trabalho, a companheira, dois filhos, o seu meio, mas não o deixaram regressar a casa, violando os seus direitos. Assim, o Bagoaz kolektiboa decidiu estar presente na manifestação de apoio a Oier Oa convocada para este sábado, dia 11, em Larresoro. / Ver: kazeta.eus