quinta-feira, 30 de abril de 2015

Iruñea manifesta-se contra o julgamento que começa segunda-feira em Madrid

Dez jovens de Iruñerria [Comarca de Pamplona] começam a ser julgados segunda-feira, 4 de Maio, na Audiência Nacional espanhola. O Iruñerriko Herri Harresia agendou para este sábado uma mobilização de protesto contra os julgamentos políticos e para reclamar a absolvição destes jovens, acusados de pertencer à Segi e para quem o MP pede 10 anos de prisão.

A manifestação «ruidosa» começa às 18h00 no Parque Antoniutti, onde se juntam duas colunas provenientes de Barañain-Donibane (Cinemas Golem) e de Iturrama-Arrosadia (bunker), explicou Maider Caminos, do Muro Popular da Comarca de Pamplona. Maider disse ainda que, sempre que houver sessões de julgamento, se realizarão concentrações frente à Delegação do Governo espanhol na capital navarra (10h00-12h00) e que nos dias 4 e 11 de Maio também haverá concentrações frente à sede do PP.

Mikel Marin, Iker Aristu, Diego Octavio, Iker Araguas, Ibai Azkona, Oihan Ataun, Mikel Beunza, Iñaki Marin, Gorka Sueskun e Mikel Flamarike foram detidos entre Setembro e Novembro de 2008 e, pese embora terem denunciado as torturas que padeceram, foram encarcerados. Sete deles foram libertados passados poucos meses, depois de pagarem «fianças milionárias». Iker Araguas, Iñaki Marin e Ibai Azkona ainda continuam na cadeia.

Um dos jovens, Oihan Ataun, referiu que «se vão sentar no banco dos réus por causa da sua militância no movimento juvenil», e negou ao tribunal de excepção «qualquer legitimidade para julgar o trabalho da juventude basca, de ontem ou de hoje». Por seu lado, Maider Caminos, destacou o facto de 44 navarros poderem vir a ser encarcerados pela sua actividade política e considerou «escandaloso» o facto de o Governo espanhol «continuar a perseguir, julgar e encarcerar pessoas pelas ideias que defendem e pela militância política». / Ver: Berria e HerriHarresia