terça-feira, 21 de abril de 2015

Xabier Alegria, jornalista do «Egin» e do «Egunkaria», foi libertado

Xabier Alegria, preso político basco de Lezo (Gipuzkoa), foi libertado esta manhã, depois de ter cumprido sete anos e meio de pena no âmbito do processo 18/98, na parte relativa ao Egin. Foi detido por quatro vezes e passou quase onze anos na cadeia. Hoje, à saída da prisão de Puerto III (Cádis), a cerca de mil quilómetros de Euskal Herria e onde passou quatro anos e meio isolado, tinha amigos e familiares à espera.

Xabier Alegria Loinaz foi detido e encarcerado pela primeira vez em 1998, no âmbito do ataque fascista ao diário Egin; passou um ano na cadeia. Em 2000, voltou a ser detido e encarcerado, desta vez no processo contra o Ekin; foi libertado em Junho do ano seguinte. A 20 de Fevereiro de 2003, foi detido quando do ataque fascista ao jornal Euskaldunon Egunkaria; afirmou ter sido brutalmente torturado.

Na cadeia, de onde sairia em Dezembro de 2004, foi incriminado no processo contra a Udalbiltza, mas seria absolvido, tal como o foi no processo do Egunkaria. A 30 de Novembro de 2007, foi detido no âmbito do processo 18/98 e seria condenado a 12 anos e nove meses pelo Supremo Tribunal espanhol. / Ver: Berria e naiz