quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dois opositores ao TGV julgados em Iruñea dia 29

Dia 29, decorre na capital navarra mais um julgamento de opositores ao TGV. Desta vez, trata-se de duas pessoas acusadas de «resistência à autoridade e desobediência», que podem apanhar um ano e oito meses de cadeia. O movimento mugitu! agendou uma concentração de protesto (e de apoio aos arguidos) para as 12h15, frente ao tribunal.

Os factos ocorreram em Novembro de 2013 [notícia aqui], quando dois activistas se acorrentaram aos mastros das bandeiras no varandim da Deputação de Nafarroa em protesto contra o TGV e para apoiar os tartalaris que iam ser julgados na Audiência Nacional espanhola, na sequência da acção de «adoçamento» das ventas da «presidenta» do Governo navarro, Barcina. [Vídeo]

Recorde-se que 33 pessoas foram multadas em 450 euros pela Delegação do Governo espanhol pelo simples facto de estarem a observar a acção de protesto referida. Há cerca de um mês, levou-se a cabo uma campanha para denunciar esta onda de multas. / Ver: mugitu!

MANIFESTAÇÃO EM TAFALLA DEFENDE COMBOIO CONTRA TGV
Cerca de 2000 pessoas participaram no domingo, 19, na manifestação convocada pela plataforma Zona Media por el Tren em defesa do comboio como principal transporte de longa distância para a região navarra conhecida como Zona Media ou Erdialdea.

Na Praça de Navarra, representantes da plataforma reivindicaram, em euskara e castelhano, a melhoria do actual sistema ferroviário navarro e a manutenção da estação ferroviária de Tafalla, que seria eliminada com a construção do TGV. Em 2014, afirmaram, esta estação foi local de partida ou de chegada para 40 691 pessoas e a utilização do transporte ferroviário cresceu 25%.
No que respeita à construção do TGV, disseram que na Zona Media ninguém pode defender esse «projecto absurdo entre Castejón e Campanas», pois impede que se melhore a via existente e isola o território do resto de Nafarroa e do mundo. / Ver: ahotsa.info e naiz