domingo, 19 de abril de 2015

Homenagem a gudaris e milicianos que resistiram ao fascismo nos Intxortas

Dezasseis gudaris e milicianos sobreviventes e familiares de pessoas que sofreram represálias dos franquistas foram hoje homenageados em Elgeta (Gipuzkoa). Antes, teve lugar uma recriação histórica da luta nas trincheiras.
 
Os homenageados receberam uma escultura em ferro da autoria de Iñigo Arregi, num acto em que participaram a Plataforma Basca contra os Crimes do Franquismo, organismos bascos que trabalham no âmbito da memória histórica, sindicatos e partidos políticos históricos (que lutaram lado a lado contra os fascistas, como EAE-ANV, CNT, ELA-STV, EAJ-PNV e PCE-EPK), o Município de Elgeta, bem como outros municípios da comarca e das proximidades.

Na parte da manhã, realizou-se uma recriação histórica da luta que há 78 anos que se travou nos Intxortas, zona montanhosa entre Elgeta e Elorrio. Os franquistas, liderados por Mola e apoiados pela aviação alemã e italiana, atacaram a resistência antifascista entre 20 e 24 de Abril de 1937. / Ver: naiz, Berria, SareAntifaxista e intxorta.org / Fotos: recriação histórica