O muro popular de Iruñerria [Comarca de Pamplona] agendou uma «manifestação ruidosa» para dia 2 de Maio, em protesto contra o julgamento de dez jovens de Iruñerria na AN espanhola. «Queremos mostrar a indignação e o mal-estar que sentimos perante estes julgamentos e a perseguição incessante», afirmam os promotores da iniciativa. A mobilização começa às 18h00 no Antoniutti parkea, em Iruñea, sob o lema «Oiçam-nos. Não aos julgamentos políticos!».
Acusados de pertencer à Segi, os dez jovens navarros podem apanhar dez anos de cadeia. Trata-se de Mikel Marin, Iker Aristu, Diego Octavio, Iker Araguas e Ibai Azkona (do bairro de Iturrama), Oihan Ataun, Mikel Beunza e Iñaki Marin (do bairro de Arrosadia), Gorka Sueskun (do bairro de Donibane) e Mikel Flamarike (de Barañain). Foram todos detidos entre Setembro e Novembro de 2008, acusados de ser da Segi e, apesar de terem denunciado as torturas que padeceram, foram encarcerados. A maior parte saiu da cadeia passados poucos meses, depois de pagar muitos milhares de euros em fianças. Sete anos volvidos, serão julgados no tribunal de excepção espanhol; nos dias 4, 5, 6, 7, 11 e 12 de Maio.
Mais julgamentos, sentenças
A sentença de dezasseis «dos 28» deve estar para sair; oito jovens e Periko Solabarria serão julgados a 28 e 29 de Maio, depois de terem sido incriminados pela participação no acto político celebrado no festival Gazte Danbada, em 2013; deve seguir-se o julgamento de cinco militantes da Askapena; e em Novembro começa o julgamento do Batasuna, da ANV e do PCTV. / Ver: topatu.info e ahotsa.info