domingo, 26 de abril de 2015

Gernika, bombardeada pelos fascistas há 78 anos

Gernika, símbolo das liberdades bascas, foi bombardeada e arrasada pela Legião Condor alemã e a Aviação Legionária italiana a 26 de Abril de 1937. Para recordar o ataque fascista e homenagear as suas vítimas, a Câmara Municipal e a Gernika Batzordea, entre outras entidades, promoveram diversas iniciativas.

Às 15h45, hora em que se iniciou o ataque que reduziu Gernika a escombros, a vila emudeceu durante quatro minutos. O silêncio dos muitos gernikarras parados nas ruas só foi rompido pelo som das sirenes e dos sinos que, «naquele dia», anunciaram a chegada dos aviões das forças fascistas.

O Município de Gernika-Lumo, para além de depositar flores junto à escultura do jornalista britânico George Steer - cujas crónicas sobre o ataque aéreo deram a conhecer ao mundo o que se passou na localidade biscainha -, entregou os Prémios Gernika pela Paz e Reconciliação ao secretário-geral da Frente Polisário e presidente da República Árabe Saarauí Democrática, Mohamed Abdelaziz, e ao médico e doutor em Psicologia Social Carlos Martin Beristain, que nas últimas três décadas trabalhou com vítimas de vários conflitos.

Para às 19h00, está marcado o início da peça de teatro popular Gernika Garretan, que irá materializar, em diversas zonas da vila, imagens do bombardeamento dos fascistas e das suas terríveis consequências; para as 21h00, está agendada uma manifestação silenciosa.

Homenagem a Gernika, em 2012 Pelo canal comunitário venezuelano TatuyTV. [Outro vídeo: Gernikako bonbardaketa] / Ver: SareAntifaxista e busturialdea.hitza

Ver: «Gernika 1937-2015» [Fotos e poema] (BorrokaGaraiaDa)