sexta-feira, 24 de abril de 2015

O preso Zigor Ruiz foi libertado

O iruindarra foi detido em Sheffield (Inglaterra) em 2007. Esta manhã, saiu da cadeia de Herrera de la Mancha (Ciudad Real), onde cumpriu os últimos anos de pena.

Ruiz, pamplonês do bairro de Errotxapea, foi detido em Inglaterra, em 2007, com mais duas pessoas, todas acusadas de pertencer à ETA e extraditadas para o Estado espanhol no ano seguinte.

A AN espanhola condenou-o a seis anos de prisão no âmbito do processo contra as organizações juvenis da esquerda abertzale, Jarrai-Haika-Segi, e a mais dois por falsificação de documento. Ao longo dos anos, sentiu na pele a política de dispersão e familiares seus sofreram um acidente rodoviário em 2011. / Ver: ahotsa.info e Berria

XABIER ARRUTI REGRESSOU A LAZKAO
Proveniente da Venezuela, depois de ter estado 36 anos fora do seu país, o refugiado político Xabier Arruti chegou ontem à tarde a Euskal Herria. Era esperado por familiares e amigos, que seguiram com ele para Lazkao (Goierri, Gipuzkoa). Aqui, foi recebido de forma calorosa, com flores e um aurresku [dança tradicional basca].

Recorde-se que no dia 22 de Março de 2014, num acto celebrado em Arrangoitze (Lapurdi), membros do Colectivo de Refugiados Políticos Bascos (EIPK, na sigla em basco) manifestaram a intenção de regressar a Euskal Herria. Na ocasião, afirmaram que «era tempo de dar passos em prol da resolução do conflito» e que «também eles queriam encarar o futuro de Euskal Herria com entusiasmo e esperança». «Para que mais ninguém tenha de fugir da sua terra», disseram. / Ver: goierri.hitza