Diversas associações antimilitaristas, ecologistas e de solidariedade internacional convocaram para sábado, dia 11, a 8.ª Marcha Ciclista contra a Despesa e a Indústria Militar. Com esta iniciativa, os organizadores pretendem denunciar o aumento da despesa militar - estimam que este ano, no Estado espanhol, ascenda a 24 000 milhões de euros -, o envolvimento de empresas bascas nesta indústria, a sua colaboração com o Exército israelita e a repressão sobre o povo palestiniano.
A Bizimartxa parte às 11h00 do Palácio Foral da Deputação da Bizkaia, segue para a fábrica Precicast (Barakaldo, Ezkerraldea), onde se fabrica «componentes do avião de transporte militar Airbus A400M e do avião de combate europeu», e termina na empresa Sener (Getxo, Uribe Kosta), que «colabora com as empresas de armamento israelitas Rafael e Israel Aircraft Industries LTD».
A Bizimartxa exigirá ainda a conversão da indústria militar em civil. Os organizadores dão como exemplo o caso da fábrica de bicicletas Orbea, hoje líder no seu sector e que era uma fábrica de pistolas, revólveres e outro tipo de armas curtas. / Ver: Berri-Otxoak, naiz e Berria