segunda-feira, 23 de março de 2009

‘Abertzales’ de diversas tendências promovem a realização de um Aberri Eguna unitário

Alguns dos cidadãos que apoiaram a celebração do Aberri Eguna [Dia da Pátria] unitário no próximo dia 12 de Abril, com uma marcha entre Irun e Hendaia, realçaram no sábado que “a união de forças é imprescindível para alcançar a soberania” de Euskal Herria. A iniciativa do Nazio Eztabaidagunea conta com o apoio de uma ampla representação da sociedade basca, na qual se encontram abertzales de diferentes tendências e de todos os herrialdes.

Uma representação dos cidadãos que apoiaram a convocatória para o Aberri Eguna unitário que se celebrará no próximo dia 12 de Abril compareceu ontem no Trinquete Moderno de Baiona. Ao todo, são 88 os abertzales conhecidos de diversas tendências que deram o seu apoio à marcha que unirá Irun e Hendaia. Entre eles encontram-se representantes da maior parte dos partidos políticos bascos, estão representados os sete herrialdes [territórios] e até se conta com o apoio da diáspora basca na Argentina e no Uruguai. Entre tantas outras, destacam-se, por exemplo, as assinaturas como a do que será o novo presidente do Eusko Alkartasuna até ao Congresso de Junho, Koldo Amezketa, Tasio Erkizia (esquerda abertzale), Mertxe Colina (Abertzaleen Batasuna) ou Paula Casares (Aralar).

Agentes sociais e caras conhecidas do âmbito da cultura e do desporto, como o ex-presidente do Athletic José Mari Arrate, o ex-futebolista Bittor Alkiza, o cantor dos Ken Zazpi Eñaut Elorrieta ou o músico Niko Etxart manifestaram igualmente o seu apoio.
Em nome de todos, a habitante de Hendaia Ihintza Ostolaza anunciou que faziam suas as propostas apresentadas há duas semanas em Donostia, por iniciativa do Nazio Eztabaidagunea, com o lema «Aldaketa garaia. Burujabetza garaia» [É tempo de mudança. É tempo de soberania], e afirmou que, “como somos um povo, queremos dar um impulso à celebração do Aberri Eguna de 2009 como um povo”.

Jornada festiva e reivindicativa
Ostolaza ressaltou que milhares de cidadãos bascos fazem sua essa reivindicação e vêem como “imprescindível a união de todas as forças no caminho para a soberania e o reconhecimento político” de Euskal Herria.
Para além disso, Amets Arzallus procedeu à leitura da declaração do próximo Aberri Eguna, intitulada «Mugak eta zubiak» [Fronteiras e Pontes] e que foi escrita pelo próprio bertsolari. No manifesto, em euskara, recorda-se que “no nosso dia voltamos a peregrinar a Santiago, seguindo o caminho dos últimos anos. Não pedimos o céu, mas um pedaço de terra firme, um território talvez, um país se assim se quiser”.


E será na ponte de Santiago que se celebrará o acto principal no próximo 12 de Abril, com uma marcha que unirá Irun e Hendaia. O encontro é às 11h30, em frente à Feira de Mostras de Ficoba, em Irun, e, depois de cortar a fronteira, a marcha terminará em Hendaia com um acto político no frontão Gaztelu Zahar. A celebração prolongar-se-á pelo dia fora, já que estão previstas diversas actuações, festas populares e brincadeiras para os txikis [mais pequenos].
Haverá ainda um almoço para 1000 pessoas e não faltará comida e bebida para os que aparecerem, pelo que incitaram toda a cidadania basca a reivindicar assim, de modo festivo, que “somos uma nação”.

Fonte: Gara